Instalação de uma roda para acolhimento de crianças abandonadas, venda e arrendamento de terrenos, encomenda de medicamentos para a botica do primeiro hospital da Bahia, realização de festas e procissões religiosas, empréstimo de dinheiro a juros, sustento de presos pobres, rituais fúnebres, essas são algumas das histórias contidas na história da Santa Casa de Misericórdia, reveladas na coleção de Livros de Acórdãos; registros das reuniões e decisões do corpo administrativo da Irmandade, composto pela Mesa e Junta.
A coleção integra o período de 1645 até 1834, cujo último volume, a partir do ano de 1829, passa a ser lavrado como Ata da Mesa, dando início a um novo modelo de escrituração em que as Atas da Mesa e as Atas da Junta são separadas em coleções diferentes.
Os Livros de Acórdãos são documentos basilares para o entendimento da prática assistencialista da Santa Casa e também para o conhecimento de algumas práticas e costumes que faziam parte da vida dos baianos nos séculos passados. A publicação desta versão fac-similar é uma forma de estimular a prática da pesquisa histórica, de democratizar o conhecimento, e de difundir a história de uma instituição que está presente desde a fundação da cidade do Salvador.
A coleção é composta por 04 volumes:
O Livro de Acórdãos nº 13 possui dois volumes; o original e uma cópia lavrada pelo escrivão da Santa Casa no século XIX. Por ser de mais fácil leitura e melhor legibilidade, disponibilizamos somente o volume copiado, cujo número de tombamento é o mesmo. O 2º livro da coleção não se encontra no acervo do Centro de Memória.
Todas as imagens são capturadas seguindo os parâmetros do Conselho Nacional de Arquivos para digitalização de acervos permanentes.
Em breve a coleção estará disponível para consulta em nosso site.